Corpo e Consciência, 2019

De artista da dança (Unicamp, 1999), para pesquisadora (Doutorado, 2006), para gestora cultural (Acervo Mariposa, 2007), para curadora (desde 2002), para terapeuta (desde 2015) e…

20 anos de carreira em 2020

Criado em janeiro de 2012, nasceu Plataforma78 como uma proposta de recriar modos de articulação, apresentando projetos desenvolvidos por Nirvana Marinho ou em parcerias com outros artistas, pesquisadores, curadores, especificamente atuantes em dança contemporânea. Em outubro 2012, a proposta de uma rádio para dança foi publicada. Em 2015, os projetos e ações de articulação, difusão, reflexão em dança, estão juntos para partilhar tais como Acervo Mariposa, Trepadeira, Cartografia de Ficções. Em 2019, preparo um espaço para reunir todos os pdfs de textos, artigos e produções bibliográficas realizadas em 20 anos de carreira. Uma celebração fundamental em tempos de resistência. E ainda, a mudança de nome é uma renovação do que venho trabalhando, desde dança até atuação em terapias integrativas – BodyTalk (desde 2015) e MahaLilah (a partir de 2020).

Em 2020, temos o horizonte de publicar os três livros dessa producao: “Gesto e politica” que traz o mestrado e doutorado reunidos, “Gesto e Consciência” que traz conhecimento produzido com o trabalho de terapeuta (desde 2015) e “Gesto e historia” com pesquisa desenvolvida (não institucional) sobre um arquivo das artes da cena e o historiador Warburg.

Para aqueles que não tive chance de compartilhar minha paixão sobre o conhecimento, espero, de coração, que aqui transpareça. Para aqueles com quem dancei, escrevi, palestrei, aprendi e ensinei, troquei (muito), bebi umas e ri ou chorei um tanto, aqui est’a nosso esforço em fazer da vida, arte, e da danca, resistência.

Nirvana Marinho