Dança Contemporânea

Como para muitos profissionais da dança, muito cedo soube que era fazendo, falando e assistindo dança que gostaria de viver. Antes da graduação, dancei profissionalmente em uma companhia em Brasília, na graduação descobri a pesquisa, na pós vivenciei procedimentos de curadoria em dança e continuamente desenvolvi, por vinte anos, pesquisa e ações artístico-culturais em dança.

Além do arquivo, aqui você encontra meus projetos em curadoria – Acervo Mariposa, Cartografia de ficções, Ação Vizinhas e ainda outros tantos – e de pesquisa – textos e palestras lecionadas (arquivos de si). Além da recente pesquisa em andamento, Corpo Warburg (desde 2017).

Curadorias: Acervo Mariposa, Cartografia de Ficções (Ação Vizinhas), Trepadeiras modos de criação e ações culturais em dança.

“… o curador é um meio de interligar essa rede de informações, reverberando novas ideias, fomentando o debate sóciocultural a partir do apontamento de obras, de conceitos e eixos que conduzem a prática atual”.
Nirvana Marinho

Corpo Warburg tem sido uma pesquisa sobre história das artes da cena quando, desde meados de 2015, conheci Aby Warburg e sua historiografia fantasmal.

“Estamos aqui a tratar de uma história de imagens, como vestígios da presença”.
Nirvana Marinho

Arquivo de si tem links para principais textos produzidos na trajetória de pesquisa, além do acesso completo ao google drive com comprovantes da carreira. Logo mais, também vídeos.

“Assim, a historiografia torna-se também fundamental à dança, como campo de
conhecimento e produção de sentidos da memória. Historiografar pode ser
notada como uma epistemologia viva (…).”
Nirvana Marinho

Recente projeto 2021: Apostila para a disciplina Dança Contemporânea da Faculdade Belas Artes

“Dança Moderna e Contemporânea: histórias que demonstram modos de produção”

de Rafael Sertori e Nirvana Marinho

Recente experiência docente 2021: Disciplina Teoria e Prática Pedagógica, Observação Prático-pedagógica, Ciclo II 2019-2021 do Núcleo Luz

“Cartografias do sujeito: educadores e aprendizes, zigue-zague de um mapa vivo”

Docência convidada Nirvana Marinho


página atualizada janeiro 2022