Curadorias

Desde Prêmio de Curadoria concedido pelo Rumos Itaú Cultural, Nirvana Marinho desenvolve projetos que foram migrando de intenções a propostas de curadoria em dança, incluindo parcerias:

Acervo Mariposa (2006-2012), que inclui o projeto Rede Dança em Vídeo (2011) e o Seminário Gestão e Curadoria Lá em Casa (julho 2012)

– Colaboração para Coletivo Corpo Autônomo, do Itau Cultural (maio 2008)

Coordenação dos Seminários de Dança do Festival de Joinville (2009-2010-2011)

Participação II Jornada de Discussão e Reflexão sobre Curadoria, promovida pela Plataforma Internacional de Dança (PID), Bahia (novembro 2011)

– Colaboração no Videodança Cia Flutuante (2011)

– Modos de Existir, SESC Santo Amaro, Módulo I Coletivos (novembro 2012)

Entrevista concedida a Clarissa Sachelli (edição Publicações, 2016)

Enartci, Hibridus (Ipatinga, MG, setembro 2012)

Trepadeira modos de criação compartilhados (2012-2013)

– Curadoria de dança, Centro Cultural São Paulo (fev-nov, 2014): projetos webrádio À primeira Vista de Elisabete Finger, #feiradetrocas de Claudia de Souza, encomenda artística Uma Risada te sepultará de Sheila Ribeiro, Mal Secreto de Wagner Schwartz, Material educativo (Indice para escuta) e performance de Rodrigo Andreolli e Clarissa Sachelli sobre Edital de Novas Criações e #desarquivos textos (fev 2015) e documentário de Ana Teixeira e Osmar Zampieri, além da realização do Edital #6, 2014 e Semanas de Dança (2014).

Ação Vizinhas, coletivo que reúne ações de pesquisa e programas culturais sobre acervos e história da dança (desde 2014; Acervo Recordança de 2014-2018), são estes Acervo Mariposa, Temas de Dança e Cartografias de ficção. Realiza as residências:

a. Mariposa e Temas, em Petropolis apoiada pelo festival Conversas de
Dança, organizado por artistas da cidade entre eles Bernardo Stumpf, em outubro de 2014, com Flavia Meireles e Nirvana Marinho;

b. Recordança e Mariposa, em São Paulo, em dezembro de 2014, com Roberta Ramos e Nirvana Marinho;

c. Performar Arquivos, edição São Paulo, com o apoio e realizado no Instituto Goethe, em novembro de 2015 – cujo áudio poético foi produzido por Elis Costa e Nirvana Marinho;

d. Performar Arquivos, edição Goiânia, realizado pelo Pau pra toda obra, com coordenação de pesquisa de Nirvana Marinho e participação dos pesquisadores Flávia Meireles (Temas de Dança), Luciana Ribeiro e Valéria Figuereido (Olhares pra dança), Kleber Damaso, Rafael Guarato, Ana Carolina Wenceslau, Rousejanny Ferreira, Marlini Dorneles de Lima e Valeska (Cartografias da dança do Acre). ocorrido entre dezembro de 2017 e junho de 2018. Destaca-se a residência em Pirenópolis (abril 2018) e a produção de procedimentos artísticos publicitados no site. Destaque para experiência de audio-descrição do procedimento de pesquisa de Nirvana Marinho, gênese para novo projeto em áudio sobre pesquisa da histórias da dança.

e. Performar Memórias: tensões étnico-raciais, com o apoio e realizado no Instituto Goethe, Rio de Janeiro, realizado em setembro de 2018, realizado pelo Pau pra toda obra, com gestão de Flávia Meireles, Marília Rameh e Nirvana Marinho.

– Curadoria Educativa para projeto Plurais da Dança, outubro de 2017, na Funarte São Paulo, sob coordenação de Fernando Dourado.

– Curadoria 4a temporada do Dança Contemporânea, SESCTV, 2017-2018. Veja mais informações. também no site do SESCTV.

– Participação no projeto Historiografias da Dança Brasileira, realizado pelo SESC Nacional (em 2018), sob coordenação de Mariana Pimentel e co-curadoria de Flávia Meireles, com textos e vídeos disponíveis no dia Internacional da Dança, 29 de abril, deste 2020, veja neste link .

Vale notar que tudo começou aqui: Rumos Dança 2001 e o texto publicado no livro Cartografias da dança (2002).

Participe!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s