Sobre

Nirvana Marinho

Artista da dança. Gestora Cultural. Graduada em 1999 pela UNICAMP, no curso de Dança (bacharelado e licenciatura). Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (junho,2002) com a pesquisa “Modos do Corpo se Comunicar: O Gesto na Dança”. Doutora (2006, PUC-SP) sob orientação da Profa. Helena Katz na pesquisa “As políticas do corpo contemporâneo: Lia Rodrigues e Xavier le Roy“. Especialização em Gestão Cultural, SENAC EAD, 2010-2011, em andamento. Participante do Programa de Capacitação em Projetos Culturais – parte avançada do MINC-FGV (de março 2011-2012). De junho/2003 à dez/2005, atuou como co-editora do site idança.net. Foi colaboradora mensal do site idança.net em 2007. Em 2008, atuou na UNESP como professora convidada do grupo de dança IAdança e no projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal de São Paulo. Em 2008-2009, realiza o projeto Acervo Mariposa como coordenadora geral com patrocínio PETROBRAS, na implementação do acervo de vídeos de dança e de ações educativas em torno da memória. No triênio 2008-2010, faz parte da comissão organizadora do Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville, respondendo como Coodenadora da edição 2011. Foi Coordenadora Pedagógica do Dança Vocacional de março a julho de 2010. Participou de comissões de seleção para Programa Petrobras Cultural (2010), Prêmio Bravo (2011) e Edital Klauss Vianna (2011), também bancas de defesa em pesquisa acadêmica na UNESP, PUC e USP. Desde 2006, se dedica a gestão do Acervo Mariposa, programa cultural de gestão do acervo de vídeos de dança. Em 2012, realiza o Trepadeira, modos de criação compartilhado, ação de programação da Sala Crisantempo com artistas de SP e do Brasil. Foi docente no curso Técnico de Dança, da ETEC, São Paulo (2012). Em 2013, foi Supervisora Artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura Jaçanã, Poiesis. Em 2014, atuou na Curadoria de Dança do Centro Cultural São Paulo.

Em 2015, faz gradual transição para também trajetória como terapeuta, certificada pela Associação Internacional de BodyTalk (IBA) como bodytalker e em 2020, inicia como terapeuta de Maha Lilah, formada pela metodologia do Jogo da Vida, de Nickson Gabriel.

BodyTalk

Formação completa com os módulos avançados em dezembro de 2016, incluindo Ciências da Vida – Breakthrough, Mindscape (I, II) e Freefall (I, II) – e os cursos modulares Princípios da Consciência, Macrocosmo, Matrizes Dinâmicas, Biodinâmicas, e também Body Ecology (2017) e Jornadas da Alma (2017). Em 2019, realizei o BAI (BodyTalk Advanced Integration) e me preparo para a certificação avançada, assim como intenciono o  Treinamento para tornar-me Instrutora de BodyTalk Acesso.

Desde 2018, me dedico à implementação do BodyTalk nas escolas. Também em 2018, idealizei uma ação com a colega bodytalker Ingla Faulstich chamado Papo de Consciência. Neste ano, fizemos também um Grupo de Estudos Avançados no BodyTalk. Em 2019, realizei uma série de entrevistas – BodyTalkers falando de BodyTalk. Também em dezembro de 2019, iniciei uma ação de sessões de Matriz BodyTalk Brasil, de forma colaborativa, que continua ao longo de 2020, com a colaboração de Gabriela Menezes, Cristina Carneiro e a pesquisa das sessões feita por Debora Junqueira. Também neste ano, a pesquisa “BodyTalk, pesquisa cartográfica” foi realizada junto com as colegas Ana Marcela Sarria e Daniele Pires, a partir das entrevistas, e que foi publicada em abril de 2020. Em 2020, dei um passo a uma iniciativa de troca de sessões entre bodytalkers hoje organizada por Rafaela Capote. Em abril 2020, realizo Grupos de Estudos de Mindscape, tanto com terapeutas como para jovens voltado à educação. Também inicio uma pesquisa de Estudo de Caso Coletivo sobre Articulações junto a colegas terapeutas a que hoje somos: Alessandra Batistuta, Amanda Carla Arnaut, Dani Costa, Debora Junqueira, Fernanda Marquesan, Myrella Brasil, Sirlene Aparecida Silva e Soraya Chagas (formação atual em maio 2020). E, com Verena Kacinskis como também parte do Conselho Editorial, iniciamos a organização, editoração e curadoria de textos sobre BodyTalk no periódico chamado Escuta, a ser lançado em julho 2020. Ainda este ano, estou em treinamento para Instrutora de BodyTalk Acesso com a supervisão de Myriam Machado. Coordeno também, desde 2017, os cursos de BodyTalk Acesso e, em breve futuro, de Fundamentos da Instrutora Verena Kacinskis, quando em São Paulo.

Atendimento em São Paulo, Vila Madalena e em Cotia, na Granja Viana. Atendimento à distância. Contato pelo email nirvana.bodytalk@gmail.com.